quinta-feira, 3 de junho de 2010

Clubes da Espanha testam camiseta que monitora coração dos atletas



Microship instalado permite que esforço físico dos jogadores durante as partidas seja acompanhado por computador e até por celular



Com o objetivo de reduzir os casos de morte súbita de jogadores em partidas de futebol, quatro clubes espanhóis estão participando de testes com uma novidade tecnológica. Trata-se de uma camiseta “inteligente” que capta os batimentos cardíacos dos atletas, produzindo um eletrocardiograma completo, que pode ser transmitido a um computador, ou até mesmo a um celular.
A novidade permite ainda identificar os quilômetros percorridos durante o jogo, além de informar a velocidade de cada impulso do atleta. Todos os dados são computados através de um microchip colocado na camiseta. Os modelos foram testados por clubes espanhóis como Real Madrid, Barcelona, Sevilla e Atlético de Bilbao. Apesar de fazer algumas considerações quanto à análise das informações obtidas, o médico do Sevilla Juan Ribas elogiou o produto:
- O projeto é muito bom e muito necessário ao futebol. Num momento de emergência toda a informação será vital para evitar uma morte súbita – comentou Ribas.
A Federação Espanhola de Futebol se pronunciou sobre a nova tecnologia:
- As regras do futebol são estabelecidas por instituições internacionais que não permitem o uso de peças inteligentes sem prévia aprovação. Mas ninguém pode descartá-la em um futuro breve, se for comprovada que pode ajudar a salvar vidas – disse através de sua assessoria de imprensa.
A camiseta “inteligente” também tem sido testada por federações de outros esportes como automobilismo, atletismo, motociclismo e ciclismo.
Camisetas Copa 2010, Camisetas Feras Do Mundial, Camisetas Engraçadas, Camisetas Estilosas, Camisetas Inteligentes, Camisetas Michael Jackson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário