quarta-feira, 16 de junho de 2010

16/06/2010 - Cariocas entram no clima e vestem poeta com camiseta da seleção

Os cariocas, que acompanharam com alguma indiferença os primeiros jogos na África do Sul entraram nesta terça (15) finalmente no clima de Copa do Mundo. As ruas da cidade amanheceram decoradas em verde e amarelo para a estreia do Brasil, daqui a pouco, contra a Coreia do Norte. Os torcedores fizeram até a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, na Praia de Copacabana, vestir uma camiseta estilizada da seleção brasileira.

Nas costas, a camiseta traz um trecho do poema Quando é Dia de Futebol. No local, uma tabela com os jogos da Copa está sendo distribuída às pessoas que param para tirar fotografias ao lado da estátua de Drummond, que teve reunidas em um livro também chamado Quando é Dia de Futebol crônicas e poemas sobre o tema. 

A Guarda Municipal também está nas ruas e avenidas de Copacabana, de Ipanema, do Leblon e da Gávea, na zona sul da cidade, orientando o trânsito e combatendo ambulantes e vendedores de produtos piratas, como camisetas e bonés, aos torcedores.

A Secretaria Especial da Ordem Pública também estará nas ruas para reprimir abusos e a prefeitura, que não instalou banheiros químicos nos locais onde haverá maior concentração de torcedores, promete prender quem for pego urinando em público. O infrator poderá responder pelo crime de ato obsceno.

Na zona sul, a Rua Miguel Lemos, o Baixo Gávea, e o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, terão fiscalização reforçada. Na Praia de Copacabana, onde a Fifa montou uma arena multiuso, desde as primeiras horas da manhã, centenas de torcedores estão aglomerados, a maioria usando camisas verde e amarelas, à espera do primeiro jogo do Brasil.

No local, onde foi instalado um telão de 120 metros quadrados, cerca de 20 mil pessoas poderão acompanhar o jogo e, posteriormente, shows de samba e pagode.

Hoje foi ponto facultativo nas repartições públicas estaduais e municipais, os bancos, o comércio e os shopping centers fecharam mais cedo, o que provocou um nó no trânsito desde a Barra da Tijuca, na zona oeste, até a zona norte, passando pela zona sul. Buzinas, cornetas, carros, motos e até ônibus com bandeirolas do Brasil davam o tom da expectativa do início do jogo.
Camisetas Engraçadas, Camisetas Divertidas, Camisetas Inteligentes.