terça-feira, 18 de maio de 2010

Camisetas Mickey

HISTÓRIA DO MICKEY MOUSE

Mickey Mouse (em português: Camundongo Mickey ou Rato Mickey) é um personagem de cartoon (no Brasil, desenho animado) criada por Ub Iwerks e que se tornou, afinal, o símbolo da The Walt Disney Company. Mickey Mouse foi criado em 1928 por Walt Disney e Ub Iwerks[1][2] e dublado por Walt Disney. The Walt Disney Company celebra seu aniversário em 18 de novembro de 1928, que é a data de lançamento de Steamboat Willie[3], embora até meados dos anos 1980 a data fosse comemorada em 28 de setembro[4]. O camundongo antropomórfico evoluiu de ser simplesmente um personagem de desenhos animados e quadrinhos para se tornar um dos símbolos mais conhecidos do mundo. Uma curiosidade é a que Mickey Mouse estaria sob domínio público desde 1998 — a proteção dos direitos autorais nos Estados Unidos só dura setenta anos —, não fosse a aprovação pelo congresso americano da lei de prorrogação do copyright que expandiu por 20 anos os direitos autorais de todas as obras americanas que não tivessem caído ainda em domínio público, o que faz com que tal situação só ocorra em 18 de novembro de 2018.
 

As origens do personagem

A personagem Mickey nasceu a 18 de novembro de 1928, e a sua reprodução vocal (dublagem) era desempenhada pelo próprio Walt Disney (entre 1928 e 1946). Evoluiu de um simples personagem de cartooning e tiras cómicas para um dos personagens mais conhecidos do mundo. Depois de Walt Disney, foi James G. MacDonald que assumiu a vocalização do Mickey e em 1977 Wayne Allwine, um aprendiz de James G. MacDonald que foi a voz do Mickey até a sua morte em 2009. Atualmente o Mickey é dublado porBret Iwan.
Inicialmente batizado de Mortimer, o personagem teve seu nome alterado para Mickey Mouse por sugestão de Lillian, esposa de Walt Disney, que considerava o primeiro nome formal demais para o personagem. Inicialmente, Mickey bebia e fumava, mas a popularidade que ganhou em pouco tempo foi tão grande que Walt Disney resolveu torná-lo politicamente correto já em 1930.[4] Disney considerava o camundongo um amuleto, já que seu sucesso quase imediato em 1928 fez com que saísse da miséria, portanto rechaçou diversas tentativas de seus sócios e subordinados de "matar" o personagem ainda nos anos 1930.[4] Ele dizia (e sua esposa concordava): "Nunca liguei para garotas e continuo não ligando. Amo Mickey Mouse mais do que qualquer mulher que já conheci."[4]
Na banda desenhada (no Brasil, histórias em quadrinhos) atual, os seus melhores amigos são Pluto e Pateta e a sua namorada é Minnie. Há uma linha de histórias em que aparece o personagem Esquálidus, criado por Floyd Gottfredson. Em certas histórias, Mickey costumava andar com o Pato Donald (segundo a tradução brasileira, ambos moram na mesma cidade, Patópolis), mas os universos dos dois são separados.
Tipicamente, Mickey surge em calções vermelhos e sapatos amarelos, uma homenagem que seu criador, Walt Disney, fez à Ordem DeMolay, da qual era membro. Em outras linhas de histórias, são abordados variadíssimos temas; numa delas, Mickey é um detetive, e veste casaco e todo o traje costumeiro. Um dos temas mais conhecidos é o duelo constante com o inimigo Bafo-de-Onça e, noutro tema, também enfrenta o Mancha Negra.

[editar]Publicação e dublagens em Portugal e no Brasil

Em Portugal e no Brasil a publicação das bandas desenhadas coube à Editora Abril. Além de seu próprio título mensal, Mickey foi destacado como personagem num dos manuais Disney e no Grande Livro Disney(1977).
Nas dublagens brasileiras, o personagem já foi dublado por Cleonir dos Santos no Rio, e depois por Orlando Viggiani em São Paulo, Nizo Neto (em alguns episódios), Luiz Manoel em Como é Bom se Divertir, e em em curtas dublados nos estúdios Sincrovídeo, e Delart (para VHS como "Os Maiores Sucessos do Pateta", e outros), Manolo Rey (em "Uma Cilada para Roger Rabbit"), Sérgio Moreno (em produções modernas), e atualmente é dublado por Guilherme Briggs em "A Casa do Mickey Mouse". Em Portugal, a dublagem era a mesma utilizada no Brasil até ao momento em que Portugal passou a fazer as suas próprias dublagens, e desde então a voz do personagem é dublada pelo ator Rui Paulo.
No site Camisetas da hora, você encontra camisetas relacionadas ao Mickey, Minnie, Michael Jackson, Copa 2010, Camisetas engraçadas, inteligentes, criativas, camisetas da moda, tudo relacionado a camisetas.