segunda-feira, 24 de maio de 2010

CLIENTE QUEM CRIA SUA CAMISETA


Pela Internet, consumidores incluenciam produtos que compram, de roupa a alimento.

Jovens chineses focalizam interatividade para atrair clientes para seu site, onde é possível customizar camisetas por menos de U$ 30 a mais.

A idéia jamais foi tentar suplantar o varejo, diz Fan Bi 22 anos, presidente-executivo da Blank Label. Há momentos em que o consumidor precisa de uma camiseta, agora mesmo, e, em momentos como esses , diz , “é possível compra-la agora mesmo na Nordstrom”.
Mas e quando a pessoa tem o desejo de não usar aquilo que outros 10 mil usam? Ou quando quer a estampa escolhida por algim comprador de moda? E se a pessoa pudesse desenhar ela mesma a camiseta que deseja recebe-la pelo preço de uma camisa social produzida em massa?

“A idéia de que personalizar um produto vendido a preço de varejo adiciona valor tinha posição central para a nossa empresa o começo” disse Fan, em Xangai, onde as camisetas Blank Label são produzidas segundo especificações dos clientes e entregues em qualquer parte do mundo em prazo de quatro semanas.
Desde o fim de 2009, quando o aplicativo para quem deseja criar camisetas estreo no site WWW.blank-label.com , Fan e o seus sócios de 19, 22 e 30 anos passaram a fazer parte de um movimento pequeno mas crescente de cocriaçao.
Via internet, consumidores podem influenciar a produção do que adquirem. Já surgiram empresas que permitem que consumidores criem granola, jóias, chocolates e bolsas.
Também existem sites que vendem serviços de criação de camisetas e a Brooks Brothers é um grande grupo de varejo que oferece recurso semelhante.
O lado positivo para os donos das empresas é evidente: baixo custo fixo. Na Blank Label, o modelo de negócios resulta na produção só das camisetas que serão vendidas, eliminando a necessidade de produzi-las em todos os tamanhos e estilos.
Não é preciso alugar espaço para armazenagem. Não é preciso operar lojas nem um escritório maior que um emprestado   do Babson College, de Boston, onde Fan foi aluno.
“Nos concentramos em ser uma empresa enxuta” diz Fan, segundo o qual o site já vendeu 450 camisetas. Recentemente, houve salto na demanda, e os pedidos subiram para dez camisetas diárias. O site foi financiado com cerca de U$ 10 mil que Fan tinha em economias.
Desde o Inicio, um dos objetivos era se comunicar diretamente com os clientes. O site convida: “ Entre em contato. Gostamos de Conversar”.
A depender do horário, Fan atende os telefonemas. Se estiver acordado, ativa um recurso que envia mensagens instantâneas aos visitantes que permaneção no site por mais de 90 segundos.
“Precisa de ajuda?”, pergunta a mensagem. Ele e seus sócios dedicam horas a conversar com os clientes e descobrir do que eles gostam ou não no serviço. O retorno de informações resultou em diversas reformulações no site. Em seis meses, a empresa já trocou três vezes de home Page. Os sócios dizem alterar algo quase todo dia.
Algumas semanas atrás, eu visitei o site e criei, para meu filho de 13 anos, uma camiseta feita com tecido “verde de entusiasmo” todos os tecidos da Blank Label tem nomes altamente descritivos.
Escolhi o corte, o tamanho, o colarinho, a abertura do punho, o punho de um só botão, sem bolsos e com galardoes decorativos nos ombros. O processo durou dez minutos. Com os detalhes, a camisa custou U$ 72, ante U$ 45 do modelo básico.
Na sexta, a camiseta chegou, exatamente como desenhei. Se meu filho não gostar, as regrasda Blank Label são de que devoluções será aceitas sem justificativas. E o melhor: posso dizer que, de certo modo, eu a fiz.
 http://www.camisetasdahora.com

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