Um grupo de estudantes secundaristas, com Camisetas pretas e nariz de palhaço, protestou contra a aplicação do Sistema se Seleção Unificada (Sisu) na Universidade Federal de Mato Grosso na tarde desta terça-feira (16), no prédio da reitoria da instituição. Eles também entregaram um ofício ao vice-reitor da instituição, professor Francisco Souto, solicitando uma audiência pública para debater o tema. P grupo espera que a UFMT responda o documento em uma semana.
“Já que o vice-reitor não pode falar pelos outros reitores, vamos dar o prazo de uma semana para a UFMT se pronunciar e responder se vai convocar uma audiência pública para abrir o debate para toda comunidade ou se vai, novamente, fugir a sua responsabilidade”, declarou Sandoval Vieira, um dos coordenadores do Diretório Central dos Estudantes e organizador do manifesto.
Para o representante, a UFMT foi omissa na organização de debates para esclarecer e colher opinião da comunidade sobre o novo sistema de seleção. “O intuito é que como a universidade faz a deliberação, ela faça o debate que devia ter sido organizado anteriormente”. Segundo Sandoval, o ideal seria o livre acesso ao ensino, sem a necessidade de vestibular. Mas, sem o número de vagas necessário, seria preciso discutir uma nova forma de selecionar os alunos.
Grandes partes dos estudantes que lotaram a sala de reunião da reitoria da UFMT reclamam da falta de segurança do novo método de seleção. Dessa forma, eles pedem que a universidade ou abandone o Sisu, ou utilize o Enem apenas como forma parcial de seleção. Dessa forma, segundo eles, seria amenizado o problema de insegurança no processo.
Como justificativa para as ressalvas contra o Enem, os alunos argumentam com o fato de já ser o segundo ano consecutivo. Eles também reclamam do reduzido número de universidades que aderiram ao e o fato de concorrerem contra pessoas de todo o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário